09 de Junho - Dia do Porteiro

Porteiro, também encarregado de portaria, é a designação da profissão onde o trabalhador deve ficar na entrada de um estabelecimento para proteger a entrada indevida de estranhos. Este local é designado como portaria.

Em tempos da monarquia de Portugal no Brasil chegaram a existir despachos públicos dos reis para louvar esta função quando ao serviço da Casa Real. Mas, aí, eles e os chamados contadores também desempenhavam as funções de contabilistas da mesma casa régia.

Este profissional vigia dependências, áreas públicas e privadas, com a finalidade de prevenir, controlar e combater delitos como roubos, porte ilícito de armas e munições, e outras irregularidades. Estes trabalhadores zelam pela segurança das pessoas, do patrimônio e pelo cumprimento das leis e regulamentos; recepcionam e controlam a movimentação de pessoas em áreas de acesso livre e restrito; fiscalizam pessoas, cargas e patrimônio; escoltam pessoas e mercadorias. Controlam objetos e cargas, vigiam parques e reservas florestais, combatendo inclusive focos de incêndio. Comunicam-se via rádio ou telefone e prestam informações ao público e aos órgãos competentes.

No ano de 2008, existiram no Brasil cerca de 414 mil pessoas exercendo a função de porteiro. O dia 9 de junho foi declarado o Dia do Porteiro. O porteiro pertence à classe 5174 (porteiros e vigias) na Classificação Brasileira de Ocupações.

Fonte: PORTEIRO. wikipedia, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Porteiro>. Acesso em: 09 de Junho de 2021.

Central de atendimento

Possui alguma dúvida? Fale com IAFAS!

Atendimento Whatsapp - IAFAS Atendimento Whatsapp - IAFAS